quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

[Carnaval] Cidades já se preparam para o carnaval

Jornal de Fato
Por Márcio Morais

----------------------------------
Assim como em 2006, os trios-elétricos prometem comandar a folia nas cidades do Médio e Alto Oeste Potiguar e vários municípios já estão com a programação do seu carnaval definida e aguardam somente a chegada da festa de Momo para comemorar.
Municípios como Areia Branca, Apodi, Alto do Rodrigues, Almino Afonso, Felipe Guerra, Caraúbas, Dix-sept Rosado e Upanema já partiram na frente e já estão com praticamente tudo pronto para o carnaval 2007 e prometem fazer um dos maiores carnavais que garantirão atrações variadas para os mais dispostos a cair na dança.
O carnaval no Coração da Gente em Apodi será animado pelas bandas Na Pisada Elétrico, Axé meu Rei, Dona Menina, Axé Brother, Agita Bahia e Prabalá com a realização de arrastões puxados pelo trio-elétrico Águia Dourada.
Já o carnaval de Areia Branca, que tem como tema “Folia de todos os Tempos”, é mais ousado e contará com as bandas Baladanova, Pawlera do Brasil, Pagula, Bafafá, Inala, Prabalá Serginho e banda Maria Joaquina e Kátia Guima e banda. Na cidade, a festa já começa logo no dia 15, com um grande arrastão saindo do largo do ginásio até a Praça da Conceição, animado pela banda Sob Medida e Trio Ovny.
Na cidade de Almino Afonso, o “Carnaval é só Alegria” terá como atrações as bandas Pawlera do Brasil, Prabalá, Inala, Flor Mania, banda Imenso e a cantora Thábata Mendes, que vem se destacando por onde passa. Neste ano, o carnaval de Almino Afonso promete ser um dos melhores do Médio Oeste.
Quem for ao Carnaval da Gente, na cidade de Alto do Rodrigues, terá como atrações principais as bandas Grafith, Madeira Ley da Bahia, Zuê, Kabaço Molhado, Introza, Inala e Viagem Musical.
Os foliões de Upanema terão o carnaval que mais cresce no Rio Grande do Norte e terão como atrações principais as bandas Inala, Dona Menina, Lane Cardoso e Thabalasamba.
O município de Governador Dix-sept Rosado realizará o carnaval de Todos Nós e surpreendeu com a contração de bandas de peso como Saia Elétrica, a nova sensação do mundo musical elétrico do interior potiguar, Levada da Breka, Thábata Mendes, Delícia Elétrica, Axé Feitiço. Haverá arrastões todas as tardes com trios-elétricos e carros de som.
Cidades como Alexandria, Tenente Ananias, Major Sales e Frutuoso Gomes que realizam grandes carnavais, ainda não divulgaram a programação das suas festas, mas são municípios que por tradição mantêm a realização da festa de Momo.
Todos os municípios estão realizando seus carnavais em praça pública, proporcionando muita festa para a população. Os famosos trios-elétricos sairão pelas ruas. E, como a festa é democrática, também tem espaço para um resgate da tradição dos antigos blocos carnavalescos que em alguns municípios, ao contrário das bandas, são as maiores destaques da festa.
O carnaval de rua tem se tornado cada vez mais uma festa eclética e democrática. Em algumas cidades a festa começa logo na quinta-feira. As Prefeituras Municipais que investem pesado nessas festas esperam um público circulante de milhares de pessoas nas suas cidades, aquecendo vários setores da economia e garantindo uma renda extra para quem trabalha no período carnavalesco.
A preocupação com a infra-estrutura das praças da folia, segurança dos foliões fez que os organizadores das festas se preocupassem mais e neste ano já percebe-se que vários municípios estão inovando e as praças da folia já ganham até camarotes.

Martins e Portalegre, podem ser local de descanso
Quem desejar fazer a festa na praia terá um bom carnaval, mas quem desejar passar em algum município do Médio ou Alto Oeste, também terá várias opções turísticas tanto para cair na folia como para descansar.
Cidades turísticas como Martins, Portalegre, São Miguel, Luís Gomes e Pau dos Ferros dispõem de bons hotéis e pousadas, mirantes e barragens para os seus visitantes.
Já, em cidades como Apodi, onde a folia terá mais intensidade, os foliões poderão se deslocar para a Barragem de Santa Cruz, Lagoa do Apodi. Caraúbas terá o carnaval no Hotel Olho D’água do Milho, onde o folião terá durante o dia a festa e à noite um local para descanso.
Os foliões podem ter uma verdadeira sincronia natural entre sol, mar e festa. O litoral oferece ao folião muita animação e o verão também não deixa a desejar. Na praia ou na cidade a festa de Momo promete muita alegria.

Nenhum comentário: